Plataforma

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Alimentando as Ovelhas ou Divertindo os Bodes?



Existe um mal entre os que professam pertencer aos arraiais de Cristo, um mal tão grosseiro em sua imprudência, que a maioria dos que possuem pouca visão espiritual dificilmente deixará de perceber.



Durante as últimas décadas, esse mal tem se desenvolvido em proporções anormais. O diabo raramente criou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento para as pessoas, tendo em vista agradá-las e ganhá-las para Cristo. A igreja abandonou a pregação ousada e doutrinária, como a dos puritanos; em seguida, ela gradualmente amenizou seu testemunho; depois, passou a aceitar e justificar as frivolidades, e no passo seguinte, começou a tolerá-las em suas fronteiras; agora, a igreja as adotou sob o pretexto de agradar e ganhar as multidões.


Meu primeiro argumento contra tal tipo de prática é este: As Escrituras não afirmam, em nenhuma de suas passagens, que prover entretenimento para as pessoas é uma função da igreja. Se esta é uma obra cristã, por que o Senhor Jesus não falou sobre ela? "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15). Isso é bastante claro. Se Ele tivesse acrescentado: "E oferecei entretenimento para aqueles que não gostam do Evangelho", assim teria acontecido. No entanto, tais palavras não se encontram na Bíblia.


E mais: "Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres" (Ef 4.11). Onde aparecem nesse versículo os que providenciariam entretenimento? Os profetas foram perseguidos porque divertiam as pessoas ou porque recusavam-se a fazê-lo? Digo mais: Prover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e de seus apóstolos. Qual era a atitude da igreja em relação ao mundo? "Vós sois o sal", não o "docinho", algo que o mundo desprezará.


Se Cristo houvesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seu ministério, teria sido mais popular em seus resultados, porque seus ensinos eram perscrutadores. Não O vejo dizendo: "Pedro, vá atrás do povo e diga-lhe que teremos um culto diferente e agradável amanhã, algo atraente e breve, sem doutrina e com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que com certeza realizaremos esse tipo de culto. Vá logo, Pedro, temos de ganhar as pessoas de alguma maneira!" Jesus teve compaixão dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca procurou diverti-los!!


Os apóstolos não pararam de pregar a Cristo, por isso não tinham tempo para arranjar entretenimento para seus ouvintes. Eles "transtornaram o mundo". Essa é a única diferença! Senhor, limpe a igreja de todo o lixo, sermões que agradam e baboseira que o diabo impôs sobre ela e traga-nos de volta aos métodos dos antigos apóstolos.


Por último, a missão de prover entretenimento falha em conseguir os resultados desejados. Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados, sem base doutrinária, por um evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através de um concerto musical.


A resposta é óbvia: a missão de prover entretenimento não produz convertidos verdadeiros. A necessidade atual para o ministro do Evangelho é uma instrução bíblica fiel, bem como ardente espiritualidade; uma resulta da outra, assim como o fruto procede da raiz.


*Charles Haddon Spurgeon (1834-1892) foi um dos mais renomados pregadores da Inglaterra do século 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário